Algumas palavras da língua inglesa são tão usadas no cotidiano, que se tornam parte do nosso vocabulário
A língua é um elemento que passa constantemente por adaptações, seja na ortografia ou no vocabulário, sendo guiada pelas necessidades de seus falantes. No século XXI, o intenso desenvolvimento tecnológico promoveu um mundo globalizado e conectado, impulsionado pela fácil locomoção entre territórios e, sobretudo, pela internet.
“Hoje, percebemos que a quebra de barreiras entre nações proporcionou que as informações transitem em velocidade instantânea, possibilitando comunicação direta entre pessoas, sem preocupação com tempo e espaço”, explica Patric Pablo Cardoso, professor da Red Balloon Butantã.
Desde então, as interações com indivíduos de nações distintas destacaram a importância do inglês – utilizado como língua franca. No entanto, algumas expressões do idioma fizeram a sua transição para o vocabulário dos brasileiros, sendo usadas naturalmente no cotidiano do país.
“A partir da interação com outras culturas, fomos expostos ao uso de palavras e expressões presentes no nosso idioma, mas que são de outras línguas. É o que podemos chamar de estrangeirismo”, explica Patric Cardoso. Muitas vezes, esses termos não apresentam traduções diretas, ou, quando possuem, são complexas em excesso.
“O estrangeirismo não precisa ser algo ruim e não quer dizer que a língua portuguesa esteja perdendo sua característica, mas na verdade acrescenta no nosso vocabulário por meio de um processo natural de assimilação de significados. É um fenômeno social.”
15 expressões em inglês que são úteis para o dia a dia brasileiro
Para explicar, de forma prática, a questão do estrangeirismo, o professor selecionou 15 expressões em inglês utilizadas no dia a dia brasileiro. Além das palavras, estão listados o significado de cada uma e uma frase de exemplo. Caso você ainda não conheça alguma, vale a pena anotar, pois são termos em alta! Confira:
“Preguiça de sair? Peça delivery”
“Precisamos ver o design daquela arte para ser aprovada”
“A indústria fast fashion tem grande impacto na economia”
“Minha vida fitness me impede de comer besteiras”
“A prova vai ser online por conta do aumento de casos de covid”
“Eu esqueci os arquivos no meu notebook que está em casa”
“Boa parte do budget vai ser destinado a questões de condições de trabalho”
“O psiquiatra e psicólogo são os profissionais indicados para dia
gnosticar o burnout”
“Faça silêncio, ele está numa call agora”
“É importante que empresas realizem o feedback em tempo hábil”
“O prazo pra entregar esse job é até amanhã”
“Os melhores CEOs possuem uma forma inovadora de enxergar problemas”
“Vamos marcar 8 de outubro como deadline para todo mundo”
“Abrimos um grupo de Follow-Up para você mandar os registros da reunião”
“Estou bastante interessado nesta vaga, especialmente por ser home office”
Conteúdos nas redes sociais
Caso você tenha gostado das explicações do professor Patric Cardoso, da Red Balloon, também pode acompanhá-lo no Instagram. Em seu perfil (@teacherpatric), ele posta mais dicas para quem está aprendendo inglês.
Clique aqui para visitar o perfil do professor!