Revolucionando o Ensino de Inglês na Escola
Para um aprendizado efetivo, é necessário haver contato constante com a língua e dinâmicas que mantenham a atenção do estudante
Um estudante brasileiro que está aprendendo inglês e possui pouco (ou nenhum) contato com a língua inglesa na sua rotina terá um aprendizado limitado. Isso porque, nesses casos, o inglês é tido como um elemento distante e alheio ao cotidiano, dificultando a sua aplicação em situações práticas.
“Por mais que as redes sociais e as plataformas de streaming tenham reduzido essa distância, ainda não oferecem o input necessário para que o aprendizado ocorra de maneira efetiva”, comenta Thais Wanderley, Consultora Pedagógica da Red Balloon. “É necessária uma exposição constante, massiva e consistente para que o aluno possa imergir na língua inglesa.”
Pensando nisso, a Red Balloon presta uma atenção especial quanto à frequência do ensino - garantindo um contato satisfatório com o idioma - e à diversidade do currículo, para que os estudantes estejam engajados e vejam sentido no aprendizado.
A frequência de ensino
As habilidades para se comunicar em inglês ficam mais sólidas conforme o contato e a exposição ao idioma aumentam. Por isso, é importante introduzir as aulas de inglês quando as crianças ainda são pequenas, ganhando vantagem em relação ao tempo. Já a frequência semanal do ensino dependerá do plano, trajetória e objetivo de cada escola.
“De acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - CEFR (padrão internacional que descreve habilidades linguísticas), para atingirmos o nível avançado numa língua, é necessário termos entre 700 e 800 horas de estudo. Diante disso, entendemos que qualquer programa de aprendizado que cumpra ou extrapole esse número, faz um bom trabalho”, afirma Thais.
A importância de um currículo diversificado
Não basta, entretanto, somente a frequência para potencializar o aprendizado de um idioma. “Ensinar inglês não deve focar em gramática e vocabulário, é preciso entender o contexto por trás da língua e as culturas que a influenciam”, aponta a consultora.
Na Red Balloon, a metodologia parte do princípio do ensino-aprendizado contextualizado, o qual promove atividades práticas e capazes de conectar o estudante ao mundo. Alguns exemplos de estratégias utilizadas são: atividades coletivas, o uso da tecnologia e da computação e dinâmicas orais.
Assim, as crianças e adolescentes entendem que o conhecimento adquirido ultrapassa a sala de aula, percebendo como aplicá-lo no cotidiano. “É necessário diversificar ao máximo as atividades para que alunos com diferentes tipos de aprendizado possam se sentir incluídos e desenvolvidos. Se não formos hábeis em captar a atenção e interesse do aluno, não conseguimos ensinar”, ressalta Thais Wanderley.
A perspectiva escolar
Cada escola apresenta focos e objetivos diferentes ao investir no ensino da língua inglesa. Algumas instituições optam por uma formação completa, enquanto outras miram em desenvolver apenas uma base para seus alunos. O primeiro passo para uma educação de qualidade é, justamente, a gestão determinar quais os seus propósitos e expectativas.
Alinhado com a BNCC, o ensino da Red Balloon enxerga o inglês como língua franca e internacional, exercendo uma função social e política. É diante dessa perspectiva que as aulas são projetadas, sempre para que o repertório dos estudantes seja expandido, formando cidadãos engajados.
“Uma vez que acreditamos no ensino de inglês para crianças a partir dos 3 anos de idade, entendemos que quanto mais cedo as escolas optarem por proporcionar isso, mais efetivo será o desenvolvimento destes ‘cidadãos’. Ao combinarmos a variação de atividades a uma carga horária ampliada, aumentamos ainda mais as possibilidades de desenvolvimento”, finaliza Thais.
Com base nos diferenciais da Red Balloon, vamos falar sobre cada um deles e mostrar como podemos proporcionar um melhor aprendizado. Mostrar os serviços, falar do ambiente, plataforma e como a Red Balloon se destacas diantes das principais concorrência.
MAIS POSTS


Como funciona o aprendizado de uma língua em cada idade

Como reconhecer os diferentes sotaques do inglês com a ajuda de filmes

Dia da árvore: aprenda a discutir sobre as questões do meio ambiente em inglês
