Existem sentimentos e emoções universais: medo “fear“, raiva ”anger“, alegria ”joy” e tristeza “sadness“ e estas são consideradas as emoções básicas do ser humano. Todos nós as sentimos independentemente da idade, tempo e cultura a que pertencemos.
Algumas opiniões acrescentam duas outras a esta lista de emoções básicas: surpresa “surprise” e desgosto “disgust”. Seja qual for das 4 ou 6 emoções básicas, todos nós expressamos e experimentamos diferentes emoções e sentimentos ao longo de nossas vidas. Além disso, vamos desenvolver o aprendizado do inglês na infância.
Para muitas pessoas, já é complicado falar sobre isso no seu próprio idioma, então elas nem imaginam como pensar em inglês sobre emoções e sentimentos!
Por isso, no post de hoje vamos lhe dar algumas dicas de como ajudar os seus filhos a expressar suas emoções e sentimentos em inglês. Além disso, mostraremos também algumas expressões em inglês para ajudar na aprendizagem. Confira!
Desde o nascimento, os pequenos começam a desenvolver as habilidades emocionais necessárias para compreender, expressar e administrar seus próprios sentimentos. Como? Graças às relações com as pessoas mais próximas: com os pais, irmãos e avós no âmbito familiar e, fora dele, com os professores e colegas.
Aprender a gerenciar suas próprias emoções desde a infância contribui para o desenvolvimento intelectual e estabelece as bases para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos positivos durante a vida adulta. Crianças que conseguem a reconhecer seus sentimentos e expressá-los têm mais probabilidade de:
Além do mais, as emoções são parte essencial de todas as línguas, por isso uma ótima ideia para aprender uma língua desde muito jovem é conhecer o vocabulário e as expressões específicas para a atividade emocional.
As crianças, assim como os adultos, experimentam sentimentos complexos: frustração, excitação, nervosismo, tristeza, ciúme, medo, preocupação, raiva e vergonha. Mas elas têm dificuldade em expressá-los!
Algumas expressões em inglês sobre sentimentos curtas que podem ser muito úteis para você começar a ensinar seus filhos, são:
Saber utilizar algumas das expressões idiomáticas mais usadas em inglês para expressar emoções ou sentimentos também pode ajudar muito no ensino-aprendizagem das crianças. Eis quatro delas:
As crianças pequenas, que ainda não possuem um vocabulário rico e articulado, costumam expressar suas próprias emoções com a expressividade facial, movimentos corporais, comportamentos e brincadeiras.
As brincadeiras criativas são muito importantes para o desenvolvimento psicofísico e social das crianças: na verdade, brincar é a maneira pela qual elas aprendem a conhecer não só o mundo ao seu redor, mas também a si mesmas.
Agora que temos o vocabulário básico, damos alguns exemplos de atividades infantis para ajudar os pequenos a expressarem suas emoções e aprender inglês brincando.
Esta é uma ótima ideia de jogo de memória que pode ser adaptado para meninos e meninas de 5 a 7 anos de idade. Você pode criar um personagem protagonista para ajudar as crianças a exprimirem suas emoções inglês.
A ideia é a seguinte: você pode usar os desenhos com as imagens baixadas ou pedir que seus filhos os desenhem. Quando você tiver duas cartas idênticas para cada emoção, coloque-as viradas para baixo sobre uma mesa e comece a jogar pronunciando as emoções em voz alta com frases como: "Maria (a personagem) está dormindo", "Maria está com raiva", "Maria está feliz".
O jogo consiste em encontrar o par exclamando “Tenho um par!”, Se estava correto, ou “Não tenho um par!”, se as duas cartas viradas não coincidem.
Levar em consideração a importância de saber expressar as emoções pode fazer toda a diferença ao ensinar um idioma. Para as crianças pequenas - que ainda não conseguem formar frases elaboradas - podemos recorrer às músicas em inglês. Elas as ajudarão a aprender o vocabulário básico e sobre emoções.
Um exemplo é a música do vídeo a seguir, um clássico entre as músicas anglo-saxãs para os pequenos:
Descrever emoções por meio de gestos torna o aprendizado fácil, divertido e muito dinâmico.
Perguntar com frequência a seus filhos como eles estão e como se sentem é a melhor maneira de incentivá-los a expressar seus sentimentos e emoções. Começamos:
E alguns exemplos de resposta …
Agora que você já tem alguns vocabulários e recursos em inglês para trabalhar as emoções e sentimentos em inglês com seus filhos, será mais fácil ajudá-los a expressar melhor o que sentem!
Que tal ter mais algumas dicas sobre como introduzir o inglês no dia a dia das crianças? Leia o post!