Aprender inglês é um desafio, mas não é inalcançável!
Para as crianças, mais do que um desafio, é uma oportunidade de aprendizagem divertida e significativa que deixa uma marca de qualidade da competência linguística e uma da maneira mais fácil é ensinar inglês brincando.
Hoje, muitos pais consideram de vital importância o fato de seus filhos poderem aprender o inglês, já que têm clareza de que é uma língua fundamental para a vida profissional.
Eles estão preocupados em pavimentar o caminho no mundo altamente competitivo para que seus filhos tenham sucesso no futuro.
Proporcionar o aprendizado de inglês aos seus filhos é uma forma de apoiar o crescimento e desenvolvimento pessoal deles, mas… será que eles querem? Como promover esse interesse sem causar estresse desnecessário?
Bem, isso é fácil, pois é possível ensinar inglês brincando, deixando o tédio de lado. Na verdade, a melhor maneira de fazê-lo desde cedo é usando a linguagem preferida das crianças: os jogos e as brincadeiras infantis!
Neste post, daremos algumas dicas de como criar uma caça ao tesouro reunindo atividades divertidas de inglês e dar às crianças algumas horas de diversão e entretenimento. Confira!
O jogo possui uma finalidade, mesmo porque, ele gera prazer e alegria pelo simples fato de fazê-lo e também é um poderoso método para otimizar os processos de ensino-aprendizagem.
Nesse sentido, podemos dizer que as brincadeiras em inglês são as melhores metodologias para trabalhar e educar as crianças. Por esta razão, considera-se que têm um valor pedagógico fundamental na formação de professores para o ensino desta língua de várias formas:
Agora que já falamos sobre a importância de ensinar inglês brincando, vamos à caça ao tesouro!
Esta é uma das atividades lúdicas de inglês para educação infantil que as crianças adoram. Tanto que em vários desenhos animados sempre fazem algum episódio que envolve a caça a um baú com tesouros dentro!
Onde estará? Do que se trata? Você está pronto? A seguir, vamos ao passo a passo para elaborar e pôr em prática este jogo superlegal, adaptando-o para o ensino do inglês.
A primeira coisa a fazer é escolher um local de onde os participantes começarão a procura. Pode ser feito em uma área grande e aberta, como em um sítio, parque público ou até mesmo dentro da sua casa. O mais legal é que em qualquer ambiente escolhido haverá uma variedade de coisas que poderão ser exploradas para aprender novas palavras em inglês.
Para criar o mapa, você pode usar cartolina ou papel A3 e, no caso, a ideia é representar em papel o ambiente onde a brincadeira vai acontecer. Tente saber o tamanho da área ou, pelo menos, representar o ambiente desenhando-o no papel. Feito isso, ficará mais fácil marcar no seu mapa os locais onde você esconderá as pistas que vai criar.
Além disso,o título, os objetos, legendas, e outras informações que você inserir no mapa devem conter o nome em inglês. Se quiser, também coloque a tradução para o português. Por exemplo, se você representar uma árvore no mapa, colocará o nome “tree” junto a ela, se for um sofá, colocará “couch” e assim por diante.
O organizador da brincadeira deve criar pistas que ajudarão os participantes a chegarem até o tesouro e escrevê-las em cartões - pode ser cartolina, ou mesmo papel ofício. Como o intuito aqui é aprender inglês, nada mais óbvio que as pistas sejam escritas no idioma.
Não se esqueça: as pistas devem levar em conta a idade ou o nível de inglês das crianças que vão participar do jogo. Se as crianças ainda não forem alfabetizadas, faça as pistas com desenhos e diga para ela o nome do objeto/referência em inglês. Se elas estão aprendendo a ler, é interessante representar o desenho do objeto e seu nome em inglês.
Se houver um grande número de participantes, você pode dividi-los em equipes, criando nomes para os times ou equipe, como por exemplo - The hunters. E ensinar expressões que podem ser usadas entre os participantes durante a caçada:
Nessa fase da brincadeira nasce o primeiro teste: habilitar quem é realmente um explorador. Para se provar um explorador, as crianças precisam superar o desafio do trava-língua.
Funciona assim: todos os jogadores têm que superar o desafio de recitar um trava-língua em inglês sem errar. Até que todos os participantes o tenham feito, eles não serão habilitados como verdadeiros exploradores.
Nota: um ou mais trava-línguas podem ser escolhidos dependendo do nível ou da idade dos participantes.
Para o jogo ficar ainda mais interessante, você pode usar as pistas como testes para obter a próxima pista ou também pode submeter as crianças a testes como requisito para conseguirem uma outra pista. Veja alguns exemplos de testes:
Agora que você já escolheu o local, criou o mapa, as pistas e escolheu as equipes, só falta colocar o jogo em prática! Aproveite todo o seu esforço e se divirta enquanto as crianças encontram as pistas. Você verá como a alegria delas ao conseguir decifrar os enigmas em inglês vai lhe deixar contente!
E quem acha que as brincadeiras auxiliam apenas as crianças a aprenderem um novo idioma, está muito enganado! Por meio dessa caça ao tesouro, os adultos têm a oportunidade de se beneficiar e aprender ou reforçar o seu vocabulário de inglês. Então, aproveite a chance e divirta-se junto com as suas crianças!
Quer mais dicas de como ajudar seu filho a aprender inglês? Então leia nosso post: Como introduzir o inglês no dia a dia das crianças?