Inglês no Novo Ensino Médio
Carolina Campos, Consultora Pedagógica da Red Balloon, comenta sobre as mudanças na educação e a importância de aprender o inglês de forma significativa
Atualmente, o Brasil está classificado em 58º lugar no ranking de países com melhores níveis de proficiência em inglês, das 111 nações avaliadas, segundo o Índice de Proficiência em Inglês da EF (Education First). Entretanto, já há perspectivas que estimulam os brasileiros a reverter esse quadro: no Novo Ensino Médio, vigente desde 2022, o idioma passou a ser obrigatório na educação básica.
Além de garantir que, em todas as instituições públicas e privadas do Brasil, os estudantes tenham contato com o inglês por mais tempo, as novas políticas públicas também indicam um ensino menos formal e mais prático. O contato frequente e significativo com a língua é uma das especialidades da Red Balloon – e, agora, uma demanda nacional.
“Como proposto na BNCC, o ensino de inglês no Ensino Médio tem como função primordial a expansão e consolidação do conteúdo aprendido no Ensino Fundamental, de maneira reflexiva e contextualizada. Tais premissas garantem que os estudantes estejam preparados para discutir e opinar sobre diversos assuntos, em contextos sociais e de formalidade variadas”, diz Carolina Campos, Consultora Pedagógica da Red Balloon.
O Novo Ensino Médio e o aprendizado do inglês
No Novo Ensino Médio, os estudantes personalizam os seus currículos e grades horárias. Eles selecionam as áreas que possuem mais interesse para se aprofundar, podendo escolher entre Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Ciências Humanas. Nesse novo formato, a interseccionalidade entre disciplinas também tende a ser muito maior.
“Com os itinerários formativos e disciplinas eletivas, há ainda uma nova chance de traçar pontes entre o inglês e outras matérias, de maneira que o inglês amplia as fontes de informação, democratiza o acesso a dados e propicia mais uma perspectiva a ser considerada em discussões e reflexões”, afirma Carolina Campos.
Como a Red Balloon se insere nesse contexto?
“A Red Balloon oferece soluções para diferentes necessidades. Nas unidades de rua, temos os cursos com carga horária de 4 horas semanais divididas em dois encontros presenciais. Pensando na nova rotina dos adolescentes, alguns níveis são ofertados no formato de Intensive Groups, com um encontro semanal de 3 horas e um documento que guiará os estudos em casa, dando autonomia aos estudantes”, aponta Carolina.
Já para as escolas, os programas de English Solutions propõem as seguintes possibilidades:
- intracurricular: a qualidade da Red Balloon é levada para dentro do currículo escolar, com carga horária de 4 horas divididas em 4 dias;
- extracurricular: a escola oferece uma opção de ensino no contraturno.
Assim, a Red Balloon promove o ensino do inglês de forma séria, responsável e divertida, com um acompanhamento individualizado para os alunos e preparando-os para o mundo.
Quer saber mais sobre as oportunidades oferecidas pela Red Balloon? Acesse já o nosso site!
Com base nos diferenciais da Red Balloon, vamos falar sobre cada um deles e mostrar como podemos proporcionar um melhor aprendizado. Mostrar os serviços, falar do ambiente, plataforma e como a Red Balloon se destacas diantes das principais concorrência.
MAIS POSTS


Como funciona o aprendizado de uma língua em cada idade

Como reconhecer os diferentes sotaques do inglês com a ajuda de filmes

Dia da árvore: aprenda a discutir sobre as questões do meio ambiente em inglês
