Explorando Competências Socioemocionais no After School da Red Balloon
Carolina Nyerges, Gerente Acadêmica da Red Balloon, explica como a nossa metodologia vai além da técnica, proporcionando uma formação integral para os estudantes
O After School, programa de contraturno da Red Balloon para crianças a partir dos três anos, inicia a aprendizagem da língua inglesa e, mais do que isso, desenvolve as competências socioemocionais por meio das atividades em sala. A longo prazo, essas habilidades melhoram a qualidade de vida dos indivíduos, que terão maior estabilidade emocional para lidar com desafios.
“O mundo em que vivemos hoje e aquele em que nossas crianças se tornarão adultas será cada vez mais frágil, ansioso, não-linear e incompreensível (o chamado mundo BANI ou FANI). Por conta disso, dominar apenas conteúdos e técnicas continuará sendo muito importante, porém, não suficiente para enfrentar os desafios do século”, diz Carolina Nyerges, Gerente Acadêmica da Red Balloon.
Por isso, na Red Balloon e, especialmente, nas turmas de Kids After School, os profissionais trabalham para o desenvolvimento integral do sujeito, formando alunos bilíngues em todas as dimensões (física, afetiva, social, cultural e intelectual).
Quais as competências socioemocionais trabalhadas no After School?
As competências desenvolvidas no After School são as propostas pela BNCC:
• autoconhecimento: capacidade de entender as próprias emoções e avaliar seus pontos fortes e fracos;
• autocontrole: automotivação, controle dos impulsos, organização;
• consciência social: envolvimento do estudante com o próximo, ter empatia, respeito e aceitação da diversidade;
• relacionamento: manifestação de ações de escuta ativa, comunicação clara e cooperação com os colegas;
• tomada de decisão responsável: capacidade de realizar escolhas pessoais, levando em conta padrões éticos e morais.
Nesse contexto, vale lembrar que a Red Balloon propõe atividades que favorecem o desenvolvimento de uma competência, mas quem, de fato, a desenvolve é a criança. Para a consolidação de qualquer habilidade, é preciso haver dedicação e tempo, e “não será em algumas aulas que o aluno estará apto a controlar seus impulsos, por exemplo”, afirma Carol.
Além disso, a profissional aponta que a família também deve criar oportunidades para que a criança construa essas competências fora da escola.
A conexão do After School com as competências socioemocionais
Sobre as atividades feitas com as crianças, Carol Nyerges explica que o desenvolvimento socioemocional é natural: “Nas aulas de drama, as crianças trabalham o relacionamento com jogos que promovem a cooperação, por exemplo. Nas aulas de música, os alunos exercitam o autoconhecimento por meio da observação corporal e postural.”
Ela explica ainda que “nas aulas de life skills (habilidades para a vida), as crianças trabalham com a tomada de decisão responsável e com autocontrole, com atividades que os preparam para desafios experiências do dia a dia, como organizar os materiais da escola, arrumar o guarda-roupa, escolher uma brincadeira, decidir se uma atitude é justa, etc.”, completa
Em suma, as habilidades socioemocionais já são uma necessidade do século XXI. Apoiar as crianças, desde cedo, nesse desenvolvimento é essencial, garantindo a elas um presente e um futuro menos ansioso e mais preparado para enfrentar desafios.
Se você quer oferecer essas oportunidades de aprendizado para o seu filho, acesse o nosso site e confira a unidade mais próxima de você!
Com base nos diferenciais da Red Balloon, vamos falar sobre cada um deles e mostrar como podemos proporcionar um melhor aprendizado. Mostrar os serviços, falar do ambiente, plataforma e como a Red Balloon se destacas diantes das principais concorrência.
MAIS POSTS


Como funciona o aprendizado de uma língua em cada idade

Como reconhecer os diferentes sotaques do inglês com a ajuda de filmes

Dia da árvore: aprenda a discutir sobre as questões do meio ambiente em inglês
