Emoções e sentimentos em inglês: como ajudar seus filhos?
Existem sentimentos e emoções universais: medo “fear“, raiva ”anger“, alegria ”joy” e tristeza “sadness“ e estas são consideradas as emoções básicas do ser humano. Todos nós as sentimos independentemente da idade, tempo e cultura a que pertencemos.
Algumas opiniões acrescentam duas outras a esta lista de emoções básicas: surpresa “surprise” e desgosto “disgust”. Seja qual for das 4 ou 6 emoções básicas, todos nós expressamos e experimentamos diferentes emoções e sentimentos ao longo de nossas vidas. Além disso, vamos desenvolver o aprendizado do inglês na infância.
Para muitas pessoas, já é complicado falar sobre isso no seu próprio idioma, então elas nem imaginam como pensar em inglês sobre emoções e sentimentos!
Por isso, no post de hoje vamos lhe dar algumas dicas de como ajudar os seus filhos a expressar suas emoções e sentimentos em inglês. Além disso, mostraremos também algumas expressões em inglês para ajudar na aprendizagem. Confira!
A importância de saber expressar emoções e sentimentos em inglês de forma adequada
Desde o nascimento, os pequenos começam a desenvolver as habilidades emocionais necessárias para compreender, expressar e administrar seus próprios sentimentos. Como? Graças às relações com as pessoas mais próximas: com os pais, irmãos e avós no âmbito familiar e, fora dele, com os professores e colegas.
Aprender a gerenciar suas próprias emoções desde a infância contribui para o desenvolvimento intelectual e estabelece as bases para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos positivos durante a vida adulta. Crianças que conseguem a reconhecer seus sentimentos e expressá-los têm mais probabilidade de:
- desenvolver empatia com os outros e criar relacionamentos positivos e estáveis na idade adulta;
- acreditarem em si mesmos e em suas habilidades;
- melhorar o próprio desempenho: primeiro escolar e, posteriormente, profissional;
- capacidade de resolver problemas e enfrentar diferentes situações.
Além do mais, as emoções são parte essencial de todas as línguas, por isso uma ótima ideia para aprender uma língua desde muito jovem é conhecer o vocabulário e as expressões específicas para a atividade emocional.
Emoções e sentimentos em inglês: quais as crianças devem aprender a reconhecer?
As crianças, assim como os adultos, experimentam sentimentos complexos: frustração, excitação, nervosismo, tristeza, ciúme, medo, preocupação, raiva e vergonha. Mas elas têm dificuldade em expressá-los!
Algumas expressões em inglês sobre sentimentos curtas que podem ser muito úteis para você começar a ensinar seus filhos, são:
- I love - I don’t love: Eu gosto - Eu não gosto;
- I am hungry: Estou com fome;
- I am thirsty: Estou com sede;
- I am sleepy: Estou com sono;
- I am cold: Estou com frio;
- I am hot: Estou com calor;
- I am in love: Estou apaixonado;
- I am sick: Estou doente;
- I am/I feel…: Estou /me sinto;
- happy: feliz;
- sad: triste;
- joyful: contente;
- fine: bem;
- tired: cansado;
- scared: assustado;
- surprised: surpreso;
- excited: animado;
- angry: zangado;
- bored: entediado;
- nervous: nervoso;
- proud: orgulhoso;
- stressed: estressado;
- jealous: enciumado;
- lonely: sozinho.
Algumas expressões idiomáticas em inglês para exprimir sentimentos
Saber utilizar algumas das expressões idiomáticas mais usadas em inglês para expressar emoções ou sentimentos também pode ajudar muito no ensino-aprendizagem das crianças. Eis quatro delas:
- Mixed feelings - utilizada quando a pessoa sente uma mistura de sentimentos.
- No hard feelings - significa “sem ressentimentos”, utilizada após uma discussão ou briga, para sair em paz com a outra pessoa.
- Be as hard as nails - expressão utilizada para falar que uma pessoa é dura, insensível, não se compadece dos outros.
- To carry the torch for - utilizada para dizer que está apaixonado(a) por alguém, geralmente em uma situação de paixão não correspondida.
Atividades sobre sentimentos e emoções em inglês para crianças
As crianças pequenas, que ainda não possuem um vocabulário rico e articulado, costumam expressar suas próprias emoções com a expressividade facial, movimentos corporais, comportamentos e brincadeiras.
As brincadeiras criativas são muito importantes para o desenvolvimento psicofísico e social das crianças: na verdade, brincar é a maneira pela qual elas aprendem a conhecer não só o mundo ao seu redor, mas também a si mesmas.
Agora que temos o vocabulário básico, damos alguns exemplos de atividades infantis para ajudar os pequenos a expressarem suas emoções e aprender inglês brincando.
Flashcards das emoções
Esta é uma ótima ideia de jogo de memória que pode ser adaptado para meninos e meninas de 5 a 7 anos de idade. Você pode criar um personagem protagonista para ajudar as crianças a exprimirem suas emoções inglês.
A ideia é a seguinte: você pode usar os desenhos com as imagens baixadas ou pedir que seus filhos os desenhem. Quando você tiver duas cartas idênticas para cada emoção, coloque-as viradas para baixo sobre uma mesa e comece a jogar pronunciando as emoções em voz alta com frases como: "Maria (a personagem) está dormindo", "Maria está com raiva", "Maria está feliz".
O jogo consiste em encontrar o par exclamando “Tenho um par!”, Se estava correto, ou “Não tenho um par!”, se as duas cartas viradas não coincidem.
Músicas em inglês para expressar emoções
Levar em consideração a importância de saber expressar as emoções pode fazer toda a diferença ao ensinar um idioma. Para as crianças pequenas - que ainda não conseguem formar frases elaboradas - podemos recorrer às músicas em inglês. Elas as ajudarão a aprender o vocabulário básico e sobre emoções.
Um exemplo é a música do vídeo a seguir, um clássico entre as músicas anglo-saxãs para os pequenos:
Descrever emoções por meio de gestos torna o aprendizado fácil, divertido e muito dinâmico.
Como conversar em inglês com seus filhos?
Perguntar com frequência a seus filhos como eles estão e como se sentem é a melhor maneira de incentivá-los a expressar seus sentimentos e emoções. Começamos:
- How are you? How do you feel?
- Why are you so bored?
E alguns exemplos de resposta …
- I feel lonely when all my friends are busy, and I am alone./ Sinto-me solitário quando todos os meus amigos estão ocupados e eu estou sozinho.
- I feel bored because I have nothing to do./ Me sinto entediado porque não tenho nada para fazer.
- I feel sad when a friend moves away./ Fico triste quando um amigo se muda.
- I feel scared when I watch a scary movie./ Eu sinto medo quando assisto um filme de terror.
Agora que você já tem alguns vocabulários e recursos em inglês para trabalhar as emoções e sentimentos em inglês com seus filhos, será mais fácil ajudá-los a expressar melhor o que sentem!
Que tal ter mais algumas dicas sobre como introduzir o inglês no dia a dia das crianças? Leia o post!
Com base nos diferenciais da Red Balloon, vamos falar sobre cada um deles e mostrar como podemos proporcionar um melhor aprendizado. Mostrar os serviços, falar do ambiente, plataforma e como a Red Balloon se destacas diantes das principais concorrência.
MAIS POSTS


Como funciona o aprendizado de uma língua em cada idade

Como reconhecer os diferentes sotaques do inglês com a ajuda de filmes

Dia da árvore: aprenda a discutir sobre as questões do meio ambiente em inglês
